Harmonia
Nas aulas com ênfase em Harmonia nós focamos na relação das notas entre si. É o equivalente à gramática, só que bem mais legal! Assim como nas outras facetas da linguagem musical, é possível (e necessário!) aprender harmonia em qualquer estágio do desenvolvimento musical, pois ela não é nenhum bicho de 7 cabeças, e nem deve se tornar um! Seja um(a) aluno(a) que acabou de iniciar seu aprendizado, ou um estudante com alguma experiência prévia que deseja se aperfeiçoar, as aulas voltadas à Harmonia abordam:
-
os diferentes tipos de acordes (tríades, tétrades) e suas extensões (9, 11 e 13)
-
as diferentes escalas (de cinco, seis, sete, oito, nove e dose notas)
-
os diferentes modos de cada escala
-
os diferentes campos harmônicos de tríades e tétrades gerados por cada escala e cada modo, bem como as extensões possíveis para cada grau de cada uma
-
as principais funções harmônicas do discurso tonal
-
Acordes gerados por empilhamento de quartas e quintas
-
Estruturas superiores (upper structures)
-
Ideias e métodos para re-harmonizações
Como em todas as outras áreas da linguagem musical que eu ensino, eu extraio os conteúdos didáticos de músicas que foram compostas a partir dos mesmos, e também proponho exercícios de composição e improvisação usando os elementos analisados nas mesmas.
Além disso, as aulas de Harmonia não são exclusivas pra quem é guitarrista/violonista. Todos os instrumentistas são muito bem vindos =)